Tubuna

Scaptotrigona bipunctata (Lepeletier, 1836)

 

Outros nomes populares:

Canudo, Tapesuá.

 

Características da abelha e do ninho:

A Tubuna é uma abelha de coloração preta brilhante, com asas escuras e uma ou duas listras prateadas no final do abdômen. A entrada do ninho é em formato de funil e é construída com cerume escuro. Os enxames são bastante populosos, podendo conter de 2 mil a 50 mil indivíduos. Eles podem ser encontrados em cavidades pré-existentes em troncos de árvores.

Nessa espécie, a geração de princesa é por meio de células reais. Os discos de cria podem ser organizados no formato helicoidal ou horizontal.

  

Imagem 5. Scaptotrigona bipunctata. Detalhes da abelha na foto da esquerda. Entrada do ninho à direita. Fonte: Cristiano Menezes.

 

Comportamento:

A abelha Scaptotrigona bipunctata possui um comportamento altamente defensivo, utilizando suas mandíbulas para se defender. As operárias desse grupo apresentam um raio de voo em média de 1 km.

 

Regiões de Ocorrência:

 

Há registros de ocorrência da Scaptotrigona bipunctata nos Estados do Acre, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Pará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Para além do Brasil, essa espécie já foi observada no Paraguai e Peru.