Lambe-olhos

Leurotrigona muelleri (Friese, 1900)

 

Outros nomes populares: 

Mirim e Mosquito. 

Características da abelha e do ninho:

            A Lambe-olhos é considerada uma das menores abelhas do mundo, de aproximadamente 2 mm. Seu corpo é preto com pelos claros e suas asas são transparentes, furta cor quando iluminadas pela luz solar.

            O ninho da Leurotrigona muelleri é muito usado para educação ambiental por conta da sua beleza interna: as estruturas são construídas com cera quase pura, o que confere uma coloração clara, e não apresenta invólucro, o que torna visíveis  as células de cria dispostas em cachos, assim como o comportamento das abelhas. A geração de princesa é feita por via de célula real.

 

 

Imagem 2. Leurotrigona muelleri. Detalhes da abelha na foto da esquerda. Entrada do ninho à direita. Fontes: André Matos e Cristiano Menezes, respectivamente.

 

Comportamento:

            A Leurotrigona muelleri é conhecida popularmente como Lambe-olhos por conta do seu comportamento de voar em torno dos olhos e pele das pessoas e outros animais, em busca de sais minerais e água. É uma abelha muito dócil.

Regiões de Ocorrência:

Há registros de ocorrência de Leurotrigona muelleri nos estados de Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Para além do Brasil, essa espécie também pode ser observada no Paraguai e Peru.