Perguntas frequentes

Vocês são produtoras?
Somos. Mas também adquirimos mel e própolis de parceiros, que consistem de pequenos produtores agroecológicos, verdadeiros guardiões das abelhas nativas. Atualmente produzimos mel de Mandaguari, Jataí e Mandaçaia.

O que é "meliponário"?
Meliponário é o local onde ficam instaladas as caixas com Abelha Nativa Sem Ferrão (ANSF), também chamadas de Meliponíneos nas classificações biológicas.

O que significa ANSF?
Significa Abelha Nativa Sem Ferrão.

Quantas espécies de ANSF existem?
Temos mais de 300 espécies catalogadas no nosso país. Somos o país com o maior número de meliponíneos catalogados no mundo! Verdadeiras guardiãs dos nossos biomas.

Por que essas abelhas não picam? Vocês removeram o ferrão delas?
As ANSF que produzem mel possuem o ferrão naturalmente atrofiado.

Por que esse mel custa caro?
As ANSF, por serem menores em tamanho e/ou número de indivíduos por colmeia, produzem menos mel se comparadas com as abelhas do gênero Apis (abelhas que picam). Enquanto uma “família” com ferrão produz em média entre 30 kg por ano, as sem ferrão (dependendo da espécie) chegam no máximo a 1,5 kg por ano. Além disso, a atividade de criação das ANSF está em desenvolvimento, sendo ainda um produto restrito no mercado e, por isso, com alta competitividade, especialmente por se tratar de méis com altíssimo potencial gastronômico e propriedades medicinais cientificamente comprovadas.

Por que os potes de mel têm apenas 30 ou 90mL?
São produtos com valor agregado alto, o que inviabiliza a comercialização de potes maiores.

O que é própolis?
Própolis é uma substância resinosa obtida pelas abelhas através da colheita de resinas da flora da região, alteradas pela ação das suas enzimas salivares. Ela é usada na colmeia para eliminar micro-organismos e outros agentes infecciosos, preencher falhas e rachaduras e embalsamar insetos intrusos, sendo que sua cor, sabor e aroma variam de acordo com a origem botânica - a própolis verde, por exemplo, é proveniente do Alecrim do Campo (Baccharis dracunculifolia).⠀

Vocês vendem extrato de própolis de ANSF?
Não. Nossa própolis verde é de Apis mellifera, mas você vai encontrar própolis de ANSF nos nossos cosméticos!

Vocês vendem geleia real?
Não. As ANSF não produzem geleia real, o seu mel já é um superalimento. Para alimentar suas larvas, nossas espécies nativas oferecem uma mistura de mel com pólen, que recebe o nome de Samburá.

Comprei um mel com vocês e ele começou a espumar/formar bolhas na parte de cima, é normal?
Sim! O mel de ANSF tem mais água e microrganismos naturais na sua composição e por isso tende a fermentar rapidamente, por isso as bolhas. Você também pode notar alteração na cor e no sabor. Recomendamos manter os potes na geladeira.

Por que alguns méis precisam de refrigeração?
Nossos méis são crus, com exceção do mel de Jataí, que é maturado. Mantê-los na geladeira retarda o processo de fermentação natural e mantém os microrganismos "do bem" vivos por mais tempo!

Comprei um mel e ele cristalizou, o que fazer?
Comer de colherada! O mel de ANSF, quando cristaliza, ganha uma consistência maravilhosa! Experimente!!!

Qual o melhor mel para imunidade?
Para imunidade sugerimos o Conjunto Saúde TRIO, composto por: extrato de própolis verde, mel de Jataí e spray de mel com própolis. Para saber mais e adquirir seu Conjunto Saúde TRIO CLIQUE AQUI.

Quantas gotas de própolis devo tomar?
De maneira preventiva: de 5 a 10 gotas por dia. Para tratar doenças respiratórias: de 20 a 30 gotas por dia. Para crianças, gestantes e/ou adultos com problemas de saúde específicos, sempre consultar orientação de um nutricionista.

Mel de abelha nativa cristaliza?
Sim. TODO mel puro cristaliza. A diferença é que uns são mais rápidos nesse processo e do que outros, de acordo com o tipo de néctar coletado e a temperatura ambiente a que são expostos. Além disso, os méis da Heborá possuem diferentes texturas quando cristalizados, predominando as sensações aveludadas, o que enriquece bastante sua experiencia gastronômica.

Vocês permitem visitas no Meliponário?
Sim! Recebemos visitas em dois locais: Conchas -SP e São Calos-SP. São visitas guiadas, abertas periodicamente para grupos escolares, turísticos ou individuais. As datas são divulgadas nas nossas redes sociais. Tem interesse?  Escreva pra gente: olá@hebora.com.br