Borá (Tetragona clavipes): abelha sem ferrão bastante territorialista e defensiva quando ameaçada, sendo característico desta espécie agrupar pequenas gotas de resina de árvore. Muito populosa e grande produtora de mel, é conhecidas também como "Jataizão" (referência às características da Jataí). É encontrada em quase todo o território brasileiro, porém por ser uma espécie bastante sensível, seu manejo requer atenção. Seu mel é bastante peculiar, com notas salgadas e cítricas, textura fina e bastante líquido.
Mandaçaia (Melipona quadrifasciata): possui variedades que ocorrem comumente no Sudeste e Centro-oeste brasileiros. Suas campeiras são robustas, negras com faixas amarelas no abdômen. Constroem a entrada do ninho com faixas de barro. São dóceis e, por isso, apreciadas para educação ambiental e criação doméstica. Produzem mel de sabor doce, com notas picantes e cítricas, com cores que variam do amarelo médio ao muito claro, dependendo da florada e da época do ano.
Mandaguari (Scaptotrigona sp): Conhecida como aquela abelha pretinha que enrola no cabelo, a Mandaguari Preta é uma espécie de abelha nativa sem ferrão defensiva e muito populosa, porém não apresenta qualquer risco. É encontrada em todo território brasileiro, dando preferência às regiões mais quentes. Seu mel é amarelo claro, de textura fina e líquida, com surgimento de grânulos médios. Sabor suave e levemente doce.
Empreendimento feminino, com foco na qualificação de mulheres do campo pela produção e processamento de mel, própolis e cera de Abelhas Nativas!
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade